Encontro de Canto Pastoral e Formação Litúrgica

02 (1)A Paróquia Santa Clara, que tem como pároco Frei Antônio Moser, em Petrópolis (RJ), realizará o Encontro de Canto Pastoral e Formação Litúrgica nos dias 10, 11 e 12 de setembro deste ano.

Os palestrantes serão o músico Frei José Luiz Prim e o professor de Teologia da Liturgia no Instituto Teológico Franciscano, Frei Alberto Beckhäuser.

Segundo o Catecismo Católico, parágrafo 1156, “a tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável que se destaca entre as demais expressões de arte, principalmente porque o canto sacro, ligado às palavras, é parte necessária ou integrante da liturgia solene.

” A composição e o canto dos salmos inspirados, com freqüência acompanhados por instrumentos musicais, já aparecem intimamente ligados às celebrações litúrgicas da antiga aliança. A Igreja continua e desenvolve esta tradição: Recital “uns com os outros salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração” (Ef. 5,19 ) . “Quem canta reza duas vezes”

Para a Igreja Católica, o canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por “estarem intimamente ligados à ação litúrgica”, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração.

Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis (Catecismo Católico,  §1157).

A Paróquia Santa Clara fica na Rua Dr. Eugênio Barcellos, s/n, no bairro de Valparaíso, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Mais informações pelo telefone (24) 2248-8378