Dom Orani é nomeado para Pontífico Conselho para os Leigos

Dom OraniSemanas após a nomeação cardinalícia do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Papa Francisco anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, a sua nomeação como membro do Pontifício Conselho para os Leigos.

“Foi uma surpresa receber a notícia da nomeação. Para mim é uma grande graça servir nesse dicastério, que conheço bem, onde realizamos muitas reuniões para preparar a Jornada Mundial da Juventude. No pontificado do Papa Francisco, este é o momento de darmos novos passos que a Igreja deve dar em relação aos leigos, às Novas Comunidades, aos jovens. É um novo trabalho que o Santo Padre me confia e que peço a Deus que me dê o dom e me capacite para essa missão”, declarou o cardeal eleito.

Outro brasileiro também foi nomeado pelo Vaticano como membro do Pontifício Conselho para os Leigos: o Cardeal João Braz de Aviz, que se encontrava no Rio no dia do anúncio, como conferencista do Curso Anual dos Bispos, que acontece no Sumaré.

“Sabemos que essas nomeações têm o sentido do serviço à Igreja e deve ser acolhida com atitude de quem quer contribuir com aquilo que nós podemos, com as nossas limitações. Por isso recebo com muita simplicidade essa nomeação. A gente vai para onde o Santo Padre pede”, disse o Cardeal Aviz.
Nomeações

Também foram nomeados membros outros cardeais, entre os quais o arcebispo de Viena (Áustria), Christoph Schoborn, o de Milão (Itália), Angelo Scola, o de Nairóbi (Quênia), John Njue, o de Munique (Alemanha), Reinhard Marx, de Manila (Filipinas), Luis Antonio Tagle, entre outros.

O Papa Francisco nomeou ainda alguns consultores do Pontifício Conselho para os Leigos, entre os quais o arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa; e o Frei Hans Stapel, O.F.M., fundador e presidente da Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança.

Sobre o Pontifício Conselho dos Leigos

O Pontifício Conselho para os Leigos (Pontificium Consilium pro Laicis) é o dicastério que assiste ao Sumo Pontífice em todas as questões que tem a ver com o aporte que os fiéis leigos dão a vida e a missão da Igreja, seja como pessoas individuais, ou seja, através das diversas formas de organizações que nasceram e que continuamente nascem na Igreja.

Este discastério também é responsável pela organização das Jornadas Mundiais da Juventude, que teve sua última edição realizada em julho do ano passado no Rio de Janeiro.

Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro
Foto: Radio Vaticano